quinta-feira, 20 de maio de 2010


CAMINHA É TERRA DE MARINHEIROS


Cheirava a mar e a Verão, embora ainda não o fosse. Em Baiona, dentro de mais de vinte veleiros, os rádios zumbiam. As primeiras indicações eram dadas. Era Sábado e estava na hora de partir. O destino era Caminha.
Pela primeira vez tantos barcos imponentes iam entrar na barra de Caminha. Era a primeira experiência para quase a maioria dos velejadores. Iam acabar os medos e as aversões, o porto de Caminha está preparado para fazer as honras da casa.
Foram mais de quatro horas, com um vento a favor, e alguns balões içados. Beleza rara. Ao chegar ao forte da Ínsua, fez-se a rotunda mais bela da história da navegação. Ordeiramente, em fila, os vinte e um veleiros entraram pelo rio Minho com elegância incomparável. As pessoas vieram ver, expectantes, os barcos chegar – quais mulheres de pescadores à espera de seus maridos.
Em terra, a hora foi de pompa e circunstância, não pelos trajos mas pela cerimónia em si. Decorreu a apresentação oficial do Caminha Iate Clube, sob a parceria atenta e fraterna do Clube de Navegación de Altura.
Brindou-se ao novo clube, com muita animação e convívio. Fez-se a festa.
No dia a seguir, o vento fez das suas. A partida para Baiona atrasou-se até à madrugada de Domingo. Os marinheiros entraram no mar ainda de noite, e contornavam o monte de Santa Tecla ao nascer do sol. As luzes eram as mais belas, e o dia começava da melhor forma.
A viagem foi mais do que tranquila, a roçar delicadamente na perfeição. Fazia-se assim a primeira actividade do Caminha Iate Clube – o I Rally Noroeste Ibérico entre Baiona e Caminha. E foram mais do que um os braços direitos: a Câmara Municipal de Caminha, os pescadores e a Polícia Marítima. Juntos, proporcionamos um porto seguro aos cerca de cento e quarenta participantes.
Com sede na freguesia de Seixas, Caminha, o Clube vai agora trabalhar para ter rapidamente um espaço adequado para receber os muitos sócios que se adivinham. Com a coragem e humildade de um homem do mar, com a força e a elegância de uma vela, o primeiro clube náutico de Caminha promete crescer e desenvolver-se.

3 comentários:

Jose Luis PP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jose Luis PP disse...

Bela Prosa!
Parabéns ao cmt do Paguro! Com jeito ainda vem fazer Cruzeiro da Ria.
Abraço JL

Julio Quirino disse...

Convido-te a saber porque irás ter um Nagual mais perto de ti.
Está QuaseQuaseQuase!

abraço grande